Segundo Paulo Freire, "A educação num mundo sustentável deve primar pela formação integral do ser humano, ou seja, contemplar seus aspectos culturais, éticos, morais, sociais, profissionais e espirituais, intermediados pelo mundo”.
O papel social da escola é educar para a vida e o professor é o mediador do conhecimento, isto é, reflete com o educando o conhecimento científico, já elaborado, levando-o a criar novo conhecimento. O educador intervém na realidade para criar uma nova realidade. Assim a escola é transformadora.
O ser humano é um ser de relações. É no relacionamento com os outros, consigo mesmo, com o mundo, com a natureza, com Deus, que ele mostra que é autônomo, crítico, criativo, social e transformador.
O educando autônomo é aquele que tem um desenvolvimento sustentável, sem degradação da natureza preocupando-se com o presente e o futuro das gerações.
Ele tem uma atitude auto-sustentável, que cuida da vida do planeta com responsabilidade e autenticidade. Cria mecanismos de organização para transformar a realidade, priorizando a vida dos seres em todos os sentidos através de ações concretas, que levam a mudanças de atitudes no que se refere ao cuidado pela vida.
É possibilitando refletir todas essas relações, que percebemos na educação, caminhos possíveis para que a mudança se efetive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por participar de meu blog...