segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tecnologia e Educação

Seguindo as tendências da atualidade, a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ambiente educacional, promove a capacitação do educador e do educando para adaptar-se continuamente a novos conhecimentos, resolver problemas de forma criativa, processar e disseminar informações, dominar e utilizar as tecnologias, e, desenvolver novos tipos de relacionamento com seus pares a partir do trabalho cooperativo.
É um momento de mudança, de adaptação à realidade cultural-tecnológica emergente, na qual a velocidade das mudanças da Ciência e da Tecnologia imprime em todas as áreas, principalmente à Educação, novos paradigmas de aprendizagem e de interação no processo educativo, com utilização dos recursos da Informática e da Telemática. As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e, sua utilização, um meio concreto de inclusão e interação no mundo.
Onde tal constatação é ainda mais evidente e verdadeira quando nos referimos a pessoas com necessidades educacionais especiais. Nestes casos, as TIC’s podem ser utilizadas como Tecnologia Assistiva, que é toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa portadora de deficiência.
A Tecnologia Assistiva deve ser compreendida como resolução de problemas funcionais, em uma perspectiva de desenvolvimento das potencialidades humanas, valorização de desejos, habilidades, expectativas positivas e da qualidade de vida. As diversas modalidades de Tecnologias Assistivas incluem recursos de comunicação alternativa, de acessibilidade ao computador, de atividades de vida diária, de orientação e mobilidade, de adequação postural, de adaptação de veículos, Órteses e próteses, entre outros.

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