domingo, 6 de agosto de 2017

Repetência não muda rota de fracasso escolar

Alunos brasileiros com bom desempenho no Pisa, teste internacional de aprendizagem, são minoria.
Pouquíssimos estudantes de 15 anos demonstram proficiência nas disciplinas testadas (matemática, ciências e leitura).
Isso vale até para a rede privada de ensino, embora a situação da rede pública seja ainda mais grave.
Entre os alunos das escolas públicas que prestaram o exame em 2015, cerca de 105 –que representam ínfimos 0,7% do total– atingiram pelo menos o nível 4 de conhecimento nas três áreas (em uma escala que vai de 0 a 6).
Os dados são estimativas feitas pela Fundação Lemann com base nas estatísticas do Pisa, aplicado a cada três anos pela OCDE.
O recorte é ainda mais chocante se for analisado o desempenho específico de adolescentes que já foram reprovados no início da vida escolar.
Apenas 1 aluno que havia repetido uma vez nos primeiros anos do ensino fundamental estava entre as 105 exceções de escolas públicas que obtiveram um bom resultado em 2015.
Se, em vez de olharmos os poucos adolescentes que conseguem ir bem, focarmos na maioria que vai mal, a análise é ainda mais angustiante.
Na rede pública, os alunos que não conseguiram atingir o nível 2 –considerado o mínimo para exercer a cidadania– nas três áreas de conhecimento do Pisa representavam metade do total. Entre eles, 38,3% tinham repetido pelo menos uma série nos anos iniciais do ensino fundamental.
Esses números reforçam as conclusões de outros estudos que indicam que a repetência raramente recupera quem já está numa rota de dificuldade escolar.
"A ideia por trás da reprovação é que a escola precisa reter por mais um ano o aluno com dificuldades para que ele consiga alcançar um bom desempenho. Mas sistematicamente isso tem falhado", diz Ernesto Martins Faria, economista da Fundação Lemann, responsável pelo levantamento.
Muitas vezes, o que ocorre é o oposto desse objetivo. Ao ficar atrasado em relação aos colegas, o aluno se sente desestimulado. Isso tende a piorar ainda mais o desempenho escolar e não raro termina no pior dos mundos: a evasão.
A repetência no Brasil tem caído, mas em um ritmo lento para um país com níveis ainda altos de reprovação.
No ensino médio, por exemplo, a taxa de repetência recuou de 12,2% em 2012 para 11,9% no ano passado.
Além disso, os dados de reprovação oscilam enormemente entre os diferentes municípios e estados.
Muitas escolas e redes que têm conseguido reduzi-la dizem investir no acompanhamento do aluno, procurando "recuperar" os que apresentam maior dificuldade constantemente e não apenas no final de ciclos específicos.
Mas vários programas nessa linha, chamados de correção de fluxo escolar, foram abandonados nos últimos anos sem que seus resultados tenham sido mensurados.
Falta ao Brasil uma cultura de análise da eficácia de políticas públicas que apoie os gestores a tomar decisões certeiras em meio a tantos problemas que precisam ser atacados ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar de meu blog...