quarta-feira, 6 de maio de 2009

O cerrado pede socorro

É o berço das águas, sendo responsável por 70% das descargas dos rios São Francisco, Paraná e Tocantins.

O bioma está presente nos Estados: Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rondônia, São Paulo, Paraná, Ceará, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará e no Distrito Federal.

Contudo, sofre constante ameaça de extinção, já que sua biodiversidade teve alterações consideráveis. Em Goiás, a situação é agravante, pois cerca de 90% de todo Bioma se encontra modificado pela ação do homem.

Segundo dados da WWF (World Wide Foundation), cerca de 60% do cerrado goiano já foi arrancado, dando lugar a pastagens, 6% foram destinados à agricultura, 14% destinados à ocupação urbana e construção de estradas. Esta situação preocupa pelo risco da recomposição se tornar irreversível.

Dados do IBGE (1991) apontam que, do antigo cerrado brasileiro, só restam intocados 7%. É o bioma que mais sofreu impacto devido à ocupação humana, com intervenções como o agronegócio, queimadas para carvoarias, caça predatória, desmatamento com fins agropecuários, entre outras.

Estima-se que o Cerrado deverá ser totalmente destruído no ano de 2030, caso as tendências de ocupação continuem causando uma perda anual de 2,2 milhões de hectares de áreas nativas. A previsão é da Conservação Internacional, uma organização sem fins lucrativos, dedicada à conservação da biodiversidade no mundo.

Apesar de sua importância, o Bioma ainda não recebeu o título de Patrimônio Nacional, como a Mata Atlântica e a Amazônia, por exemplo. O Projeto de Emenda Constitucional (PEC-155/95) se arrasta no Congresso Nacional há mais de uma década e sempre acaba sendo vetado devido, principalmente, à pressão exercida pelos defensores do agronegócio.

Após 12 anos de espera, a Proposta de Emenda Constitucional, com algumas emendas anexadas, finalmente poderá ser votada. Ambientalistas e instituições se mobilizam convidando a população para participar do abaixo-assinado que pede ao Senado a aprovação desse projeto. Para assinar o documento.

O reconhecimento como Patrimônio Nacional será o primeiro passo para a tomada de consciência para a preservação do Cerrado. É preciso parar de fingir que está sendo feito algo e aumentar a fiscalização quanto às intervenções no Bioma.


fonte: http://www.revistaviracao.org.br/artigo.php?id=2050

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar de meu blog...