sábado, 7 de agosto de 2010

Gostar de aprender

Ler é essencial para que possamos ter um bom desempenho na comunicação com as pessoas, na escrita e também por possibilitar a ampliação do nosso vocabulário; a leitura é informativa, envolvente, fascinante e interessante. Bem, já que sabemos dos benefícios da leitura, porque para muitos ela é tão difícil?

Em primeiro lugar precisamos encontrar prazer na leitura, procurando ler materiais que nos leguem satisfação ao ler. Nesse primeiro momento é aconselhável buscar leituras mais rápidas, ligeiras ou que estejam focadas em assuntos e temas de nosso interesse específico. Os livros, revistas, jornais, gibis que despertam nosso interesse e incentivam a leitura são aqueles que têm linguagem acessível e que, principalmente, nos colocam em universos fantásticos ou reais com os quais criemos identificação e familiaridade.

Muitas vezes, as crianças desistem da leitura ao encontrarem palavras desconhecidas, mas, na maioria dos casos, só de continuar a leitura acabamos por entender o que tais palavras querem dizer, e não podemos nos esquecer de utilizar com freqüência o dicionário e de ensinar os pequenos a usar esse grande aliado.

Nos aniversários ou datas especiais, dê livros interessantes de presente, essa atitude poderá agradar muito mais do que você imagina. Tente nunca fazer da leitura uma obrigação nem a utilize como um castigo. Para a criança ser um leitor de carterinha, ela precisa ler com prazer.

Lembrando das palavras de Paulo Freire:

“Um texto para ser lido é um texto para ser estudado. Um texto para ser estudado é um texto para ser interpretado. Não podemos interpretar um texto se o lemos sem atenção, sem curiosidade; se desistimos da leitura quando encontramos a primeira dificuldade”.

Pensando nisso e para facilitar o nosso entendimento na leitura segue abaixo algumas dicas:

1. Antes de iniciar a leitura de um texto é indispensável ter ao lado um dicionário e usá-lo sempre, muitas vezes. Assim como o dicionário, outros instrumentos também são pontos de apoio importantes para uma boa leitura, são eles: lápis, canetas de cores diferentes, boas condições de silêncio e iluminação.

2. Você sabe o significado da palavra “TEXTO”? Se quisermos conhecer a qualidade de um tecido temos que desfazê-lo. Obviamente não é diferente o que necessita fazer com um texto. É por este motivo que toda leitura deve ser feita com o objetivo de se descobrir a idéia principal. Mas como fazer isso?

    2.1 Após a primeira leitura, faça as seguintes perguntas:

    • DO QUE SE TRATA O TEXTO?
    • A QUE ASSUNTO SE RELACIONA?
    • O QUE ESTÁ QUERENDO ME DIZER?
    • É POSSÍVEL TRAÇAR PARALELOS COM OUTRAS OBRAS?

    2.2 Procure sublinhar as idéias principais, no entanto destaque apenas o que considerar realmente importante.

    2.3 Descobrindo a idéia principal e dividindo o texto em partes, você está já o está analisando. O “agora já sei” é na verdade a síntese que permite, em poucas palavras, descrever a descoberta.

    3. Procure relacionar o texto com outros já lidos sobre o assunto ou estudados em sala de aula. Caso o assunto seja novidade (você está vendo pela primeira vez), fique atento e esteja sempre pronto para relacionar o texto lido com idéias novas que surgirem

4. Ao concluir a leitura do texto, faça um resumo do mesmo; diga não as cópias e escreva da sua maneira, com as suas palavras, da forma que você entendeu.

Ler pode e deve ser uma gostosa aventura no mundo do aprendizado. Conhecemos novas pessoas por meio da leitura, descobrimos lugares, sonhamos e imaginamos um mundo diferente, apresentado pelos autores durante as histórias que nos são reveladas. Enfim, independente do final da história, tendo ou não um “foram felizes para sempre”, vale a pena a aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar de meu blog...