sábado, 28 de novembro de 2009

Ética e Cidadania

Em consonância com a função social da escola, as
Diretrizes Curriculares Nacionais indicam como primeiros
objetivos do ensino fundamental que as escolas deverão
estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas:
– os princípios éticos da autonomia, da responsabilidade,
da solidariedade e do respeito ao bem comum;
– os princípios políticos dos direitos e deveres de
cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à
ordem democrática;
– os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade
e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.
Não há dúvida de que atingir esses objetivos tem
constituído um grande desafio para todos os educadores e
e d u c a d o ras: docentes, direção, equipes técnicas,
funcionários, funcionárias, pais e mães. No entanto, fica
cada vez mais claro que o espaço escolar é um lugar
privilegiado para a formação do cidadão e da cidadã, tendo
em vista o convívio social e a possibilidade de viver
experiências educativas, conduzida por profissionais
formados para esse fim.
Quando se pensa na formação integral do cidadão e da
cidadã, os conteúdos da educação escolar devem ser
considerados em sua totalidade, ou seja:
– Fatos e conceitos – o que os estudantes devem aprender
a conhecer;
– procedimentos – o que os estudantes devem aprender a
fazer;
– valores, atitudes e normas – o que os estudantes devem
aprender a ser e de que necessitam para aprender a
viver juntos.
Esta proposta de trabalho está articulada de forma coerente
com as idéias expostas acima e procura mostrar aos
professores como eles podem se organizar e se preparar
para desenvolver no espaço escolar e na comunidade ações
educativas relativas à ética e à cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar de meu blog...